terça-feira, 27 de setembro de 2011

Visitando o Parque Municipal Chico Mendes

O Parque Ecológico Chico Mendes é uma unidade de conservação pública situada no Recreio dos Bandeirantes. Foi assim batizado em homenagem ao líder seringueiro assassinado no Acre, em 1988.
Inaugurado em 1989, com o intuito de preservar a Lagoinha das Tachas e cercanias – habitat de espécies animais e vegetais raras e ameaçadas – é uma das poucas áreas da cidade onde ainda se podem avistar alagados e restingas quase intactas. Bromélias, ingás, pitangueiras e répteis estão entre as principais atrações florísticas e faunísticas.
Com uma área de 43 hectares, o parque dispõe de salas de exposições de animais, biblioteca, auditório, mesas para jogos, trilhas para caminhadas, bancos e estacionamento. Como alternativa de recreação às crianças, oferece uma estrutura de lazer com playground, locais apropriados para piqueniques e brinquedos em madeira.
Uma das opções de lazer gratuitas da cidade, oferece visitas monitoradas a viveiros de espécies sob risco de extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo (reintroduzido, com grande esforço, na paisagem do parque), jabutis e preguiça-de-três-dedos. Também podem ser avistadas aves como a marreca-ananaí, o quero-quero, o irerê, a saracura-três-potes e o tiê-sangue, além de mamíferos como a preá-do-mato e o gato-do-mato.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário