quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nossa Escola tem História




A Escola Municipal Clotilde Guimarães foi construída pelo Governo do Estado da Guanabara, pelo Governador Carlos Lacerda, em colaboração com a Aliança para o Progresso e entregue ao povo em 27 de setembro de 1965.
Naquela época, o prédio tinha 10 salas e a escola funcionava em dois turnos (manhã e tarde), atendendo a 800 alunos, da Classe de Alfabetização à 4ª série.
Para patrono da escola foi escolhida, merecidamente, a Senhora Clotilde Guimarães, nascida na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 26 de fevereiro de 1896, era conhecida dama da sociedade, pelo seu trabalho em prol da infância e da juventude, formada em Farmácia e casada com o jornalista Afonso Guimarães, fundadora da União das Operárias de Jesus, sito na esquina da Praia de Botafogo com a rua Clotilde Guimarães, no Mourisco, Botafogo, onde faleceu com 68 anos em 2 de fevereiro de 1965.
Em 1955, a senhora Clotilde Guimarães foi eleita a Mãe do Ano pelo “O Globo”. 


Em 1974, a Prefeitura estendeu o ensino da escola até a 8ª série, mantendo os dois turnos, reduzindo-se o número de turmas de cada série. Porém, com o crescimento da comunidade local, muitas famílias buscavam vagas para seus filhos em nossa unidade escolar. Então, em 1991, foi construído o prédio anexo, com dois andares e 8 salas.
Em 1993, a professora Daisy Tenório, um dos muitos profissionais que se dedicam com todo carinho à escola, criou o hino de amor à E. M. Clotilde Guimarães.


Hino de Amor à E. M. Clotilde Guimarães

                                                        Clotilde, eu queria falar...
Do amor, que eu tenho a te dar.
                                                        Aquele que por aqui passar,
 Aprenderá a mensagem de amar.

                                                        Carinho e respeito
Amor e amizade                      BIS
                                                       Clotilde, você ficará
                                                       Na minha saudade.

                                                       Clotilde, já nem posso sonhar...
                                                       O amor que você pode dar.
                                                       Aquele que por aqui passou,
                                                       Aprendeu a mensagem do amor.

                                                      Saudade e liberdade
                                                      Sentimento e emoção              BIS
                                                      Clotilde, você vai ficar
                                                      No meu coração.



Em 2003 a aluna Carla Atanázio venceu um concurso escolar, criando a bandeira da escola. Também neste ano, concretizamos o jornal escolar “O Espaço”, com o empenho de uma ótima equipe de alunos e professores, liderados pelo professor Jorge Custódio.


A escola situa-se na Avenida Postal, nº 49, em Ramos, e hoje atende aproximadamente 1300 alunos. Atualmente a direção da escola esta a cargo da professora Evanina Fatima Freire Malheiro, criadora do blog da escola.
Nosso Projeto Político Pedagógico tem como objetivo trazer as experiências e os conhecimentos do mundo para a sala de aula, capacitando o aluno para um efetivo exercício de cidadania e participação na sociedade brasileira. Temos como título desta proposta pedagógica “O mundo não é tão longe”.
Temos muito orgulho em dizer que muitos de nossos alunos são filhos, sobrinhos e até netos de ex alunos da escola, mostrando o quanto ela é querida. E esperamos que ela cresça sempre em qualidade e amor aos que passarem por aqui.



5 comentários:

  1. Encontrei esse site é me emocionei. Fui alfabetizado nessa escola onde estudei de 1971 a 1977. Fiz CEFET e sou engenheiro da Petrobras onde trabalho à 33 anos. Tenho ótimas recordações e a foto da turma. Tenho um profundo agradecimento a essa instituição e aos professores e colegas os quais me recordo até hoje. Tempo em que a escolas municipais educavam...Meu nome é Luiz Carlos e meu email luizfreitas@petrobras.com.br. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Sou ex aluna. Fiz o primário e terminei em 1971, ano da refirma. Gostaria de ter contatos com ex alunos da minha classe. Infelizmente eu não tenho nenhuma foto de turma, pois devido as condições financeiras meus pais não adquiriram as fotos. Mas lembro que eram tiradas todo ano. Só tenho uma única foto individual do ano 1968 tirada na escola, com plaquinha que diz TURMA 12 ANO 1968. Vocês poderiam me ajudar a encontrar os meus colegas? Muito agradecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estudei lá também, ótima escola. Me lembro da professora Ivone, professora excelente 👏

      Excluir
    2. Que saudade dessa escola não se faz mais escolas como a nosss dessa época td que eu aprendi agradeço aos meus professores e a diretora foa ana lembro tdos os detalhes de seu rosco uma mulher de fibra garra e muito carinhosa esse era o segredo dele de saber educar o carinho e o amor quando teve que sair foi muito triste pra os alunos que ali continuaram com tdntas saudades que ela deixou, lembro dos meus professores...Dona Lurdes á primeira de muitas,dona isaura,dona angela,maria lucia,dona marli,seu jose Márcio de matemática um excelente professor, dona finenberg de geografia,dona sonia de ciências,e muitas outras que não consegui lembrar dinto daudades de tdas e edpero que estaj muito bem assim espero porque pelo tempo

      Excluir
  3. Será que estudamos juntas ����

    ResponderExcluir