sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Museu Interativo de Matemática - UFF


No Instituto de Matemática da UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói, localiza-se o Laboratório de Ensino de Geometria (LEG - Laboratório de Ensino da Geometria). Sua característica é ser um núcleo de desenvolvimento e difusão de pesquisas em Educação Matemática, tendo como objetivo a criação de materiais e métodos adequados ao desenvolvimento das habilidades geométricas de alunos da escola básica, de licenciandos e de docentes em formação continuada.
O LEG não é um repositório de materiais concretos para serem manipulados, mas é um local onde se buscam maneiras diversificadas de se representar formas geométricas por meio de modelagem concreta e virtual, bem como se busca contemplar a formação do professor no que se refere à aquisição de habilidades geométricas, com vistas a uma efetiva profissionalização. Todavia, estudantes das escolas públicas e o público em geral são beneficiados de forma direta pelas atividades e instrumentos didáticos desenvolvidos no LEG, destinados, por um lado, à sala de aula e, por outro, a exposições do tipo museu interativo. Essas visam à popularização da Matemática de uma forma lúdica e interativa para o visitante do museu.
No museu interativo apresentam-se artefatos manipulativos modeladores de situações matemáticas, construídos com materiais de baixo custo.























 

Nenhum comentário:

Postar um comentário