sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Comemoração do Dia do Professor


A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
Em uma pequena escola de São Paulo, um professor de nome Salomão Becker sugeriu que se tirassem um dia para fazer uma reunião onde discutissem os problemas da profissão, planejamento das aulas,  trocas de experiências, etc., sendo o dia 15 de outubro o escolhido.
A reunião foi um sucesso e, aos poucos, outras escolas foram adotando essa ideia, até que, em 1963, aconteceu a oficialização da data, através do Decreto Federal 52.682, assinado pelo presidente do Brasil, João Goulart.
A direção e equipe, proporcionaram um agradável e saboroso churrasco aos professores numa Casa de Festas com piscina, brincadeiras, música e distribuição de lembranças.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário