terça-feira, 28 de junho de 2011

As oficinas do Mais Educação estão bombando

O Mais Educação é uma ação do Governo Federal, que busca garantir o direito de aprender, utilizando o horário do contraturno escolar, com atividades culturais e pedagógicas.
O projeto está em andamento  agosto do ano passado e os resultados são as sensíveis mudanças de comportamento das crianças e melhora no desempenho escolar.
O projeto está em andamento desde agosto de 2010, e 180 estudantes estão envolvidos com as atividades do Mais Educação. Orientados por oficineiros, eles têm vivenciado letramento, matemática, jornal escolar, rádio escolar, grafite e vôlei e os resultados são as sensíveis mudanças de comportamento das crianças e melhora no desempenho escolar.
As oficinas têm a duração de dez meses, ministradas diariamente por 2 horas e 30 minutos de duração.
O Mais Educação é importante porque vai favorece a aprendizagem das crianças, principalmente porque elas ficam mais tempo na escola. Os responsáveis vêem no programa, uma oportunidade de ocupar as crianças com mais aprendizado e distanciando-as da violência e da rua.
Trabalham no PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO:
. CRISTIANE BARBOSA BARRETO - Letramento - Com o objetivo de desenvolver a função social da Língua Portuguesa, comunicação verbal, leitura e escrita.
. JEAN DE CARVALHO - Rádio Escolar - Com o objetivo de utilizar este recurso no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares. 
. VANCLER DE ASSIS – Jornal Escolar – Tem o objetivo de melhorar a escrita, estimular a leitura e despertar a consciência critica nos alunos
. DANIEL DE CARVALHO CANANÉA – Grafite – Possibilitar ao aluno perceber a diferença de uma obra de arte produzida com a técnica do grafite e o ato de pichar o patrimônio público.
. REYNALDO – Vôlei – Com o objetivo de promover a saúde pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos.
. VITOR – Matemática – Tem como objetivo estimular o desenvolvimento intelectual e o raciocínio lógico do aluno através de jogos e brincadeiras para que possa compreender e transformar o mundo ao seu redor.

FRAGMENTOS DAS OFICINAS:
. Letramento
Atividade
Através das figuras coladas no ofício, as crianças deveram construir uma história. Contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, na verdade eles estarão construindo uma redação.


. Rádio Escolar
Atividade
Trabalhando o formato do programa. Para facilitar a produção do programa começamos a dividir entre os alunos as diferentes funções que eles teriam durante esse processo criativo, então, começamos pela construção de uma pauta, ou seja, o planejamento do programa. Depois criamos um roteiro para definir qual o estilo de programa, que tipo de música e que efeitos sonoros utilizaríamos nas gravações, lógico que temos que ensaiar muito antes da gravação final.


. Grafite
Atividade
Tridimensionalidade aplicada ao Grafite - Isso se faz necessário na prática da arte de rua, tendo em vista que a maioria dos bombs (figuras compostas por letras) se utiliza dessa técnica.
Obs: não foi permitido o uso de réguas. Com isso buscou-se desenvolver o traço livre dos alunos.


. Jornal Escolar
Atividade
Foi estipulado juntamente com os alunos o nome do jornal (Jornal Primeira Opção), sendo iniciado como um jornal de mural e posteriormente impresso. Temos como participante ativos os seguintes colaboradores:
 



As atividades realizadas no decorrer da oficina são elaboradas com o intuito de apropriar ao aluno a visão necessária para o desenvolvimento das suas funções jornalísticas, pedagógicas, morais e éticas.
Como ponto central desenvolvemos uma reunião inicial para estipular qual seria a estrutura formal do jornal e posteriormente delimitamos qual seria a função de cada colaborador para a execução e andamento do periódico.
Na sala de Leitura aonde são realizadas as funções laborais, os colaboradores são incentivados a debater temas de jornais locais e outros de grande circulação, assistir vídeos e ouvir notícias de rádio, para aguçar os sentidos para o treinamento das funções em geral. Porém, de acordo com a atribuição de cada voluntário, são designadas funções correlatas, que o permitam ter a sua aptidão potencializada.
Os relacionados à especificação repórter e fotógrafo são instigados através de um olhar crítico sobre o desenrolar de algum episódio social, escolar ou outro, por meio de enumeração de fatos conspícuos nos arredores de sua casa – ao ir e vir para a escola – e uma ronda nas dependências escolar. É utilizado o recurso de pintura sobre tema (para tintar utilizamos guache e como tela improvisada utilizamos folhas de papel pardo ou similar e pincéis de numerações variadas), essa atividade é destinada aos alunos que possuem a função de cartunista e gráfico.
Como atribuição geral, próximo ao término das atividades, é feita uma redação para desenvolver o potencial da escrita e com isso aparar as arestas no que diz respeito ao analfabetismo funcional.


. Vôlei
Atividade
Treinando regularidade e precisão do saque por baixo para fazer com que os alunos fixem a postura correta de saque e que eles ganhem uma maior precisão e regularidade no ato do saque.



. Matemática
Atividade
Reforçando e consolidando conhecimentos. Através de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras, ensinar matemática desenvolve o raciocínio lógico, estimula a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
A matemática se torna uma oficina prazerosa e interessante proporcionando grande interesse aos alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário