O Planetário da Gávea situa-se na Rua Vice Gov. Rubens Berardo, 100, Gávea, Rio de Janeiro, RJ.
Existe no local uma grande cúpula de projeção onde através de efeitos audio-visuais o universo, as constelações e estrelas são explicadas aos assistentes.
No local existem 2 cúpulas de projeção, uma delas é mais antiga e menor, e outra bem maior, com um planetário óptico que utiliza instrumentos de projeção de última geração. É nesta cúpula maior, que comporta uma platéia de aproximadamente 260 pessoas que são realizadas as projeções, onde os visitantes sentam-se em poltronas reclinadas voltadas para a parte superior da cúpula onde são feitas as projeções.
Quando as luzes se apagam e começa a projeção, tem-se a sensação de realmente estar em uma poltrona reclinável, como se estivesse em terraço olhando para o céu á noite. Ao longo da projeção são explicados alguns mistérios de universo e a formação das constelações.
Há sessões de projeções para vários níveis, em alguns horários as sessões apresentam um didática mais escolar para um público de menor idade e em outros horários podem ser dedicadas à um público mais adulto. Mas o fato é que, qualquer que seja a sessão são feitas as projeções sobre o céu, as estrelas e constelações.
A cúpula maior leva o nome de Carl Sagan em homenagem ao famoso cientista e astrônomo que além de ter feito contribuições à ciência tinha um viés literário, didático e mercadológico para atrair milhares de leitores com seus livros que continham títulos chamativos e bombásticos, incentivando assim o a leitura no campo das ciências.