terça-feira, 28 de junho de 2011

As oficinas do Mais Educação estão bombando

O Mais Educação é uma ação do Governo Federal, que busca garantir o direito de aprender, utilizando o horário do contraturno escolar, com atividades culturais e pedagógicas.
O projeto está em andamento  agosto do ano passado e os resultados são as sensíveis mudanças de comportamento das crianças e melhora no desempenho escolar.
O projeto está em andamento desde agosto de 2010, e 180 estudantes estão envolvidos com as atividades do Mais Educação. Orientados por oficineiros, eles têm vivenciado letramento, matemática, jornal escolar, rádio escolar, grafite e vôlei e os resultados são as sensíveis mudanças de comportamento das crianças e melhora no desempenho escolar.
As oficinas têm a duração de dez meses, ministradas diariamente por 2 horas e 30 minutos de duração.
O Mais Educação é importante porque vai favorece a aprendizagem das crianças, principalmente porque elas ficam mais tempo na escola. Os responsáveis vêem no programa, uma oportunidade de ocupar as crianças com mais aprendizado e distanciando-as da violência e da rua.
Trabalham no PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO:
. CRISTIANE BARBOSA BARRETO - Letramento - Com o objetivo de desenvolver a função social da Língua Portuguesa, comunicação verbal, leitura e escrita.
. JEAN DE CARVALHO - Rádio Escolar - Com o objetivo de utilizar este recurso no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares. 
. VANCLER DE ASSIS – Jornal Escolar – Tem o objetivo de melhorar a escrita, estimular a leitura e despertar a consciência critica nos alunos
. DANIEL DE CARVALHO CANANÉA – Grafite – Possibilitar ao aluno perceber a diferença de uma obra de arte produzida com a técnica do grafite e o ato de pichar o patrimônio público.
. REYNALDO – Vôlei – Com o objetivo de promover a saúde pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos.
. VITOR – Matemática – Tem como objetivo estimular o desenvolvimento intelectual e o raciocínio lógico do aluno através de jogos e brincadeiras para que possa compreender e transformar o mundo ao seu redor.

FRAGMENTOS DAS OFICINAS:
. Letramento
Atividade
Através das figuras coladas no ofício, as crianças deveram construir uma história. Contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, na verdade eles estarão construindo uma redação.


. Rádio Escolar
Atividade
Trabalhando o formato do programa. Para facilitar a produção do programa começamos a dividir entre os alunos as diferentes funções que eles teriam durante esse processo criativo, então, começamos pela construção de uma pauta, ou seja, o planejamento do programa. Depois criamos um roteiro para definir qual o estilo de programa, que tipo de música e que efeitos sonoros utilizaríamos nas gravações, lógico que temos que ensaiar muito antes da gravação final.


. Grafite
Atividade
Tridimensionalidade aplicada ao Grafite - Isso se faz necessário na prática da arte de rua, tendo em vista que a maioria dos bombs (figuras compostas por letras) se utiliza dessa técnica.
Obs: não foi permitido o uso de réguas. Com isso buscou-se desenvolver o traço livre dos alunos.


. Jornal Escolar
Atividade
Foi estipulado juntamente com os alunos o nome do jornal (Jornal Primeira Opção), sendo iniciado como um jornal de mural e posteriormente impresso. Temos como participante ativos os seguintes colaboradores:
 



As atividades realizadas no decorrer da oficina são elaboradas com o intuito de apropriar ao aluno a visão necessária para o desenvolvimento das suas funções jornalísticas, pedagógicas, morais e éticas.
Como ponto central desenvolvemos uma reunião inicial para estipular qual seria a estrutura formal do jornal e posteriormente delimitamos qual seria a função de cada colaborador para a execução e andamento do periódico.
Na sala de Leitura aonde são realizadas as funções laborais, os colaboradores são incentivados a debater temas de jornais locais e outros de grande circulação, assistir vídeos e ouvir notícias de rádio, para aguçar os sentidos para o treinamento das funções em geral. Porém, de acordo com a atribuição de cada voluntário, são designadas funções correlatas, que o permitam ter a sua aptidão potencializada.
Os relacionados à especificação repórter e fotógrafo são instigados através de um olhar crítico sobre o desenrolar de algum episódio social, escolar ou outro, por meio de enumeração de fatos conspícuos nos arredores de sua casa – ao ir e vir para a escola – e uma ronda nas dependências escolar. É utilizado o recurso de pintura sobre tema (para tintar utilizamos guache e como tela improvisada utilizamos folhas de papel pardo ou similar e pincéis de numerações variadas), essa atividade é destinada aos alunos que possuem a função de cartunista e gráfico.
Como atribuição geral, próximo ao término das atividades, é feita uma redação para desenvolver o potencial da escrita e com isso aparar as arestas no que diz respeito ao analfabetismo funcional.


. Vôlei
Atividade
Treinando regularidade e precisão do saque por baixo para fazer com que os alunos fixem a postura correta de saque e que eles ganhem uma maior precisão e regularidade no ato do saque.



. Matemática
Atividade
Reforçando e consolidando conhecimentos. Através de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras, ensinar matemática desenvolve o raciocínio lógico, estimula a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
A matemática se torna uma oficina prazerosa e interessante proporcionando grande interesse aos alunos.



quinta-feira, 23 de junho de 2011

Festival da Canção das Escolas Municipais (FECEM)

Tradicional evento da Rede Municipal que revela valores musicais entre os alunos.
O Festival da Canção das Escolas Municipais (FECEM) caracteriza-se como mostra e divulgação da produção musical dos alunos da rede municipal, reconhecendo-as como espaço de incentivo à criação local, onde a expressão de idéias e sentimentos se manifestam, favorecendo a experiência do fazer musical (compondo, interpretando e tocando), articulada à formação de plateia sensível e crítica.
Concorremos com duas músicas:
1ª CONCORRENTE
Canção: Está na hora de mudar
Autores da Música: Carina R dos Santos e Joyce S Vasconcelos
Autores da Letra: Carina R dos Santos e Joyce S Vasconcelos
Intérpretes da canção: Carina R dos Santos e Joyce S Vasconcelos
Acompanhamento Instrumental:
Taluan José de Lira (Guitarra), Antonio Douglas de Freitas ( Pandeirola), Maciel da Silva dos Santos (Bateria), Gabriel silva (Flauta), Camila Evelin S. Mendonça (Flauta).
Professores responsáveis: Sidnei Martins Dantas, Marcia Sobral e Rita Cassia Schwenck
Release sobre o trabalho
Num mundo de tantas diferenças é inadmissível a intolerância seja ela de que forma for!
Esta canção revela o incomodo diante das situações de preconceito, da violência e da necessidade de busca de um futuro melhor que está na mão de cada sujeito fortalecidos pela união, na luta em comum, em um “NÓS” que  pode trazer a  LIBERDADE.

Letra:
Está na hora de mudar
Já passou da hora de tentar mudar
Então vamos juntos parar e pensar
Em uma maneira de transformar esse mundo, mas para isso temos que estar juntos.

Chega de guerra, chega de briga
Paz e compaixão é o que eu quero na vida
Palácios e mansões pertencem à nobreza
Enquanto a favela é rodeada de pobreza

Queremos mudar o mundo, mas não basta eu e você. Para quebrar as barreiras todos tem que querer.
Nós de liberdade, escute essa voz
Porque o futuro depende de nós.

Chega de dividir o branco e o negro
Vamos acabar com o preconceito
Existem várias opções sexuais
Mas não adianta todos somos iguais

Vamos lutar por um futuro melhor
Sem violência, drogas ou pó

Crianças trocando os estudos pelas drogas
Andando pelas ruas ao invés de está na escola
Invasão na favela, corpos no chão, lagrimas no rosto...
Não quero mais isso não!

Vamos lutar por um futuro melhor
Sem violência, drogas ou pó!

Nós de liberdade escute essa voz
Porque o futuro depende de nós

Está na hora de enfrentar, está na hora de mudar
Esse mundo de opressão não dá mais para aguentar
Nós de liberdade escute essa voz
Porque o futuro depende de nós

2ª CONCORRENTE
Canção: Temos que salvar!
Autores da Música: Taluan José de Lira e Heverton de Almeida Xavier Rocha
Autores da Letra: Samara Ferreira de Sousa, Taluan José de Lira e Heverton de Almeida Xavier Rocha
Intérpretes da canção: Carina R dos Santos e Joyce S Vasconcelos
Acompanhamento Instrumental:
Taluan José de Lira (Guitarra), Antonio Douglas de Freitas (Pandeirola), Maciel da Silva dos Santos (Bateria), Gabriel Silva (Flauta), Camila Evelin S. Mendonça (Flauta).
Professores responsáveis: Sidnei Martins Dantas, Marcia Sobral e Rita Cassia Schwenck
Release sobre o trabalho
Uma simples canção que demonstra a preocupação do jovem com os ideais ecológicos e a defesa da natureza.

Letra:
Temos que salvar
Toda a vez que penso que o planeta pode acabar
Eu me lembro de você e não tenho paz...
Não aguento mais viver nessa situação
Eu não vou esperar
Vou dar a solução.

Chega de poluir e de desmatar
Vem para perto de mim vamos tentar 
Nós temos que salvar!
Nós temos que salvar!

A vida é bem mais bela quando se busca a paz.
E a terra é linda demais para se destruir
Os rios, as matas, os pássaros precisam de nossa voz.
Vamos então lutar pela preservação...

É o que nós podemos fazer para te salvar Ah, ah, ah
Vamos enlouquecer se te perder
Nós temos que salvar!
Nós temos que salvar!

Com a música “Está na hora de mudar” conquistamos o terceiro lugar para a nossa escola, no FECEM da 4ª CRE e o nosso aluno Taluan José de Lira foi premiado como o melhor instrumentista.
Parabéns aos alunos por mais essa conquista para nossa escola!

Ensaio


Apresentação


Premiação

Eleição do Grêmio Estudantil

Evento salutar para desenvolver o senso crítico e politico nas nossas crianças. O senso dos direitos e deveres, o saber argumentar, e a busca pelo melhor são coisas que tem que ser instituídas desde cedo, visando um jovem e um adulto mais ativo para a sociedade.
Nos dias 23 e 24 de maio ocorreu a inscrição de 7 Chapas concorrentes.
O período de campanha eleitoral aconteceu nos dias 8,9 e 10 de junho, as chapas fizeram uma apresentação das propostas para os professores e divulgação para os alunos.
Aconteceu nos dias 13 e 14 de junho, num clima democrático, a eleição do Grêmio Estudantil da Escola Municipal 04.10.012 Clotilde Guimarães com o apoio da Comissão Eleitoral da escola formada por alunos, da organização da Coordenadora Pedagógica Elisabeth Rosa Grenho e dos fiscais de cada uma das chapas. A apuração do pleito foi feita no dia 14 de junho, após o encerramento da votação:
Chapa Colorida – 339 votos
Chapa FSF – 253 votos
Chapa Azul – 93 votos
Chapa Jovens Aprendizes – 33 votos
Chapa Turma 1706 – 31 votos
Chapa Verde – 31 votos
Chapa Negra – 30 votos
Votos Brancos – 11 votos
Votos Nulos – 6 votos
A chapa vencedora foi empossada na Escola no dia 20 de junho e na 4ª CRE no dia 21 de junho.
Parabenizamos os integrantes da "Chapa Colorida" (Rayanne Soares da Silva, Camila Borges Batista Reis, Leticia dos Santos Silva e Raquel Santos da Silva -   turma 1802) e esperamos que eles façam um bom trabalho na representação dos alunos da escola.
Sucesso à todos!




À Caminho da 13º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

A 13ª edição do Salão FINLIJ estará acontecendo entre os dias 6 e 17 de junho de 2011, com diversas atrações para crianças, jovens e professores. A homenageada deste ano é a língua portuguesa, representada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A Feira contará com muitos lançamentos de livros e a presença de escritores e ilustradores conhecidos. Cada pequeno visitante levará para casa um livro de seu interesse. A idéia é incentivar o hábito da leitura e a fazer com que as crianças se animem a ter sua própria biblioteca em casa. 
Começamos a nossa caminhada pela criação de redações para serem expostas na Feira do Livro Infanto-Juvenil 2011. Os trabalhos foram orientados pelos professores Rosângela da Silva Ferraz (História) e Julius Cesar Carvalho Pessanha (Língua Portuguesa), que selecionaram cinco redações da turma 1804:

Dando prosseguimento à nossa caminhada, fomos visitar a 13o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, situado no Centro de Convenções Sul América
Av. Paulo de Frontin, 1. Centro – RJ.   Os professores Caroline Cardoso dos Santos, Renata Lia Ferreira da Silva e Julius Cesar Carvalho Pessanha levaram alunos das turmas 1602, 1603, 1702, 1703, 1705, 1802, 1805 e 1902.