quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Distribuição do Kit Férias


No dia 25/11/2011 foi distribuído o kit de férias, lançado pela Secretaria Municipal de Educação para os alunos do 2° e 3° ano.  Na cerimônia, os  alunos dessas séries da unidade receberam o kit, que continha um almanaque de férias, além de  lápis, borracha, apontador e caixa de lápis de cera. Os alunos do 3º ano também receberam o livro "Jabuti Sabido e Macaco Sabido", da escritora Ana Maria Machado. 
O material, que deve ser utilizado com o apoio da família, tem como objetivo consolidar os conhecimentos trabalhados ao longo do ano de 2011 e propor novos desafios no período de férias escolares dos alunos. O Almanaque de Férias é um caderno de atividades de revisão que deverá ser entregue respondido, no início do ano letivo de 2012, ao professor correspondente.


Tecendo Redes – Museu da Vida – Fiocruz


Fazemos parte do Projeto Tecendo Redes – Museu da Vida – Fiocruz, elaborado a partir de um trabalho cooperativo entre o Museu e a Escola.
Os temas discutidos tanto na sala de aula, pela professora Rita Schwenck Brandão, nas turmas 1703 e 1704, quanto no Museu são: saúde, meio ambiente e desenvolvimento.
Iniciamos o trabalho na Escola através de debates em relação aos temas das letras das músicas de Toquinho e Vinicius de Moraes nas aulas de música, respondendo ao questionário elaborado pela equipe do Museu que tratava sobre: como era, como é e como, eles, alunos, gostariam que fossem, no futuro, o ambiente, a vida, a saúde, as necessidades básicas nas suas comunidades.
Como culminância visitamos o espaço da Fiocruz, dando ênfase ao Castelo e suas exposições.
Ao chegarmos lá, fomos distribuídos em grupos de 5 ou 6 alunos e participamos do Jogo “O Trabalho Cooperativo no Jogo da Produção Social de Saúde” refletindo sobre as doenças que existiam no início do século XX e que ainda, infelizmente, existem na época de hoje. São elas: Dengue, Febre Amarela, Doença de Chagas e Gripe.


Projeto Voluntários em Ação - Literatura ao alcance de todos


Atividade do SESC em parceria com a unidade escolar com o objetivo da promoção, difusão e democratização da leitura e literatura nos campos socioeducativo e cultural. Articulando as diversas linguagens - audiovisual, cênica, plástica, musical, corporal - com a literária, contribui-se para a formação de leitores críticos e criativos, assumindo função importante na renovação e construção de valores e atitudes transformadoras. 


Visitando uma exposição de Grafiti


O Espaço Rabisco Graffiti Art situa-se à Rua Francisco Sá, 95 loja M, Galeria Hércules – Copacabana.
O espaço rabisco conta com uma equipe de artistas com estilos variados, passando desde o estilo vetorial ao realismo e com essa diversidade que a EQUIPE RABISCO vêm desenvolvendo trabalhos artísticos voltados ao graffiti art, formados pelos grafiteiros da POSSE471, grupo de artistas do Rio de Janeiro que vem desde o  ano de 2000 compondo cores e formas por vários lugares do pais.
O ESPAÇO RABISCO é fundamentado em conceito urbano e direcionado ao estilo do graffiti art, assim inserindo seus elementos em meio ao processo de criação e produção, um espaço voltado ao design (identidade visual e ilustrações) oficinas de graffiti art, pinturas decorativas e trabalhos em telas e outros suportes em exposição.