sábado, 16 de julho de 2011

Exposição “200 anos de ensino de dança de salão no Brasil”


No dia 15/07/2011 as turmas dos Projetos Acelera 2 e Acelera 3 foram a Exposição “200 anos de ensino de dança de salão no Brasil” no Helênico Atlético Clube, situado na Rua Itapiru, 1305, Rio Comprido, acompanhados pelas professoras Marli de Souza Braga, Patricia Lucia de Freitas dos Santos e Elisabeth Rosa Grenho.
Lá, os alunos foram separados em dois grupos e direcionados para a sala de exposição e para o local onde professores de dança promoviam oficina de dança de salão.
Professores e alunos se divertiram por quase uma hora na oficina de dança de salão, enquanto aguardavam a vez de entrar na sala de exposição.
Na sala de exposição, os alunos fizeram uma visita guiada que incluiu tempo de leitura, exposição de slides contando um pouco da história da dança, projeção de clipes de algumas danças de época e brincadeiras interativas que incluíam jogo de memória, pose para fotos e jogo de perguntas e respostas com base nas informações passadas.
Todos voltaram encantados com a atividade.



























Arraiá da Clotilde


Pé de moleque, canjica, curau, pamonha, bolo de milho, bandeirinhas, chapéu de palha, camisas xadrez, vestidos de chita, pintura de sardinhas nas meninas, bigodinhos nos meninos, celebração de casamentos encenados, danças e as músicas populares e arraial. Sim, estamos falando de festa junina.
Evento tradicional que valoriza e aprofunda a cultura popular e que costuma mobilizar os alunos e encerrar o semestre com muita alegria e descontração.
Nossa festa se realizou no dia 14/07/2011 com muitas brincadeiras, comidas típicas, bingo, brechó, dança e música ao vivo.
O ponto alto foram as apresentações da meninada, preparadas previamente pelas professoras.
A participação dos pais e familiares foi importante porque estimulou as criança e reforçaram a auto estima.